PROJETO-PILOTO PORTUGUÊS DE REESTRUTURAÇÃO DA FLORESTA

O Presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, decidiu reabrir o processo para reforçar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e para impulsionar o projeto-piloto português para a reestruturação da floresta, numa declaração feita em Lisboa.

O Primeiro-Ministro António Costa, que elogiou a decisão, afirmou que «chocado com as circunstâncias em que vivemos este verão, o Presidente Juncker reabriu um processo, que a comissão já tentou por várias vezes ter a aprovação dos Estados-membros, tendo em vista reforçar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil».

Na sua declaração, no final de uma reunião com o Presidente da Comissão Europeia, na qual também esteve o Comissário Europeu Carlos Moedas, gestor do Programa HORIZONTE 2020, o Primeiro-Ministro agradeceu o apoio da União Europeia após os incêndios de junho e de outubro em Portugal.

Jean-Claude Juncker afirmou que «faremos tudo para garantir a solidariedade da Europa com Portugal e estamos a rever todos os mecanismos de proteção civil europeus que podem ser melhorados».

O presidente da Comissão enviou também condolências «às famílias, a todos os homens, mulheres e crianças que foram vítimas desta catástrofe natural». «Uma catástrofe que me toca pessoalmente, porque um dos meus concidadãos, da minha aldeia, morreu neste fogo aqui em Portugal», acrescentou.

Fonte noticia: portugal2020.pt